Imagine um mercado que mesmo com a crise brasileira ainda sobre vagas? Uma profissão onde empresas disputam por colaboradores enquanto na maioria das outras áreas o que acontece é o inverso? Isso acontece na área de Desenvolvimento de Software.

Só que infelizmente nem todas as notícias são boas, apesar de ser uma área que falta profissionais, não é um mercado muito receptivo para quem está começando agora. Geralmente as empresas precisam resolver um problema ou atender uma demanda de algum projeto e para isso geralmente procura por profissionais altamente qualificados e com experiência.

Mas isso não quer dizer que é impossível entrar na área, você pode começar em um estágio ou programa de trainee e também existem outras opções, segundo Fabio Mazzo, especialista em Java, uma alternativa é adquirir experiência participando de projetos open source ou tocando projetos pessoais, o que pode ser feito inclusive nas horas vagas.

As linguagens de programação mais utilizadas atualmente são:

  1. Java
  2. C
  3. C++
  4. Python
  5. C#
  6. R
  7. PHP
  8. Javascript
  9. Ruby
  10. Matlab

Nessa lista temos duas linguagens de peso do mundo da matemática e estatística, que são o R e o Matlab, que exigem também experiência com matemática. Todas as outras são grandes conhecidas por profissionais e empresas brasileiras, e existem muitas oportunidades.

O salário varia bastante, mas a média é de 3.000 reais para os iniciantes e de 8.000 reais para os mais experientes, podendo chegar até 12 ou 13 mil reais em alguns casos.

Se você pensa em entrar no mercado de tecnologia para sair da crise, é uma ótima opção, porém se prepare para muito estudo, muito sacrifício e provavelmente noites sem dormir para estudar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA