Depende. Na verdade depende de diversos fatores, mas os mais importantes são referentes a qualidade do seu app e da verba para divulgação.

Hoje em dia com milhares de novos apps sendo publicados todos os meses, seria ingênuo pensar que é só publicar um app na Play Store ou no Apple Store e esperar pelo sucesso imediato. Mesmo um app de qualidade pode ficar perdido dentre os milhares de apps novos. Na verdade poucos se destacam e acabam caindo no gosto do público. Por isso a divulgação é tão importante.

Tão pouco adianta gastar rios de dinheiro com divulgação se o app não tem a qualidade mínima para manter seus usuários interessados, ou se não for útil. Outro fator importante também, é que preferencialmente o app tem que ser útil no dia a dia e não apenas uma vez. Um app de uma bússola, por exemplo, pode ter milhões de downloads por exemplo, mas se a intenção é ganhar dinheiro com propaganda, provavelmente irá arrecadar pouco, pois não é algo que alguém vá usar todos os dias. Se ganharia dinheiro, se o app fosse pago, talvez.

Agora, se o app é útil no dia a dia das pessoas, você pode optar por distribui-lo gratuitamente e utilizar propaganda, de soluções como  o Admob do Google, que a receita será surpreendente.

UM APP TEM QUE SER ÚTIL NO DIA A DIA E NÃO APENAS UMA VEZ

fotolia_73526765

Outra dúvida que paira quem entra nessa área, é em qual ecossistema investir? Android, Apple ou Microsoft?

Todos tem pontos fracos e fortes, vamos elencar alguns:

Android

Tem um bom suporte da Google, e o framework de desenvolvimento é muito bem documentado. E você pode escolher qualquer sistema operacional para instalar o IDE de desenvolvimento: Windows, Mac OS ou Linux.

Tem a maior base de usuários no mundo e principalmente no Brasil, que a grande maioria dos usuários utilizam Android.

Apple

Tem os usuários com maior poder aquisitivo, e maior ticket médio por aplicativo. Isso quer dizer que os usuários de Iphone ou IPad estão dispostos e pagam mais por aplicativos que usuários do Android e do Windows Phone.

Porém você terá que ter obrigatoriamente um Mac para desenvolver utilizando o XCode, ou terá que partir para desenvolvimento não nativo através de frameworks de terceiros.

Tem uma base de usuários muito pequena no Brasil comparada com a base de usuários Android.

Microsoft

Para quem conhece e já trabalha com as soluções Microsoft vai se adaptar muito mais rápido, utiliza-se o próprio Visual Studio para criar os Apps e a linguagem pode ser escolhida qualquer uma do framework .NET.

O ponto negativo, e um grande ponto negativo, e a ainda minguada base de usuários no Brasil e no mundo. Algo que pode mudar com a popularização do Windows 10.

android tem a maior base de usuários no brasil.

Se você tiver um app de sucesso e com um sistema de vendas interno, então você está feito. Isso aumenta muito a receita. Nos últimos anos, apenas em itens virtuais de jogos mobile, foram vendidos bilhões e bilhões de dólares pelo mundo.

VENDAS PELO APP? RECEITA MULTIPLICADA

Galaxy Note 4 because the setup is identical here. Yes running on Android 4.4 KitKat.

 

É um mercado com muitas variáveis, a única constante nesse mercado é realmente o esforço do desenvolvedor ou empreendedor, não é fácil lançar um app de sucesso, mas vale a pena.

 

COMPARTILHE
Próximo artigoUnir amor aos animais à profissão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here